quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Edição nº4 | Novembro / Dezembro 06


Editorial e Artigo de Opinião

Sejam bem-vindos à ESEG ...

Este editorial dedicamo-lo aos novos alunos da 1ª, 2ª e 3ª fase que entraram em Animação Sociocultural.
A Direcção do Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural, dá a boas vindas a todos, desejando que tenham um bom ano lectivo 2006/07, em todos os sentidos. Queremos também aqui deixar a nossa total disponibilidade para vos ajudar na merecida integração na ESEG e nomeadamente na Cidade da Guarda.
E porque queremos que se sintam em casa, consideramo-vos desde já como parte da nossa grande Família! Pois o curso de Animação Sociocultural é uma grande família e assim queremos continuar a ser.
O nosso muito obrigado por terem escolhido a ESEG e a cidade da Guarda para passarem os próximos 4 anos.
Fomos eleitos para vos representar, mas também para vos ajudar!

Saudações Académicas,

A Direcção do Núcleo de E.ASC
---------------------------//---------------------------

O voto irreflectido...

No passado dia 14 de Dezembro de 2006, os estudantes do IPG foram chamados às urnas para elegerem os novos Corpos Sociais da Associação Académica da Guarda (AAG).
Na corrida à AAG, tiveram duas listas completamente distintas, a Lista A dando continuidade à metodologia de trabalho da actual AAG, e a Lista D aparecendo como a alternativa para uma urgente mudança. Ao longo da campanha eleitoral, a Lista D apresentou um projecto bastante sólido e consciente no que diz respeito à defesa dos verdadeiros interesses dos estudantes. Por outro lado, a Lista A apresentou um projecto pouco ambicioso e incoerente, pois quiseram desmarcar-se da politica Associativa da Direcção liderada por Sérgio Pinto. Querendo desta forma, fugir à responsabilidade das decisões irresponsáveis tomadas pela Direcção da AAG, na qual o candidato Rodrigo tinha voto, pois era vice– presidente da ESEG.
A Lista D, apresentou-se Dinâmica, Dedicada e acima de tudo Diferente. Conseguiu relançar novamente o espírito Associativo, que estava completamente estagnado na nossa Academia. Mostrou ser a única lista que queria transparência em todos os assuntos que dizem respeitos aos estudantes, ganhando claramente os dois debates públicos, que aconteceram um dia antes das eleições.
Mas o inesperado aconteceu no dia 14 de Dezembro, a Lista D obteve 613 votos, e a Lista A obteve 796, ganhando por uma diferença de 183 votos.
Digo “inesperado”, pois estou no IPG à 3 anos, e foram muitos os estudantes que se ouvi a queixarem-se sistematicamente da passividade da Direcção da AAG, e depois quando têm a verdadeira oportunidade de acreditar na mudança, cometem o mesmo erro!
No meio desta votação apenas se pode desculpar os “caloiros”, que facilmente foram conduzidos ao erro, pois não observaram o trabalho associativo dos últimos anos, dos dirigentes que acabaram de eleger! Agora, os restantes estudantes, estes não se compreende! Como podem ser “masoquistas” ? Aponto de votarem em quem durante dois anos estive de braços cruzados na defesa dos interesses dos estudantes.

Mas nem todos continuam de olhos fechados, pois os 613 estudantes que votaram na Lista D, são o exemplo disso!
Marco Loureiro
(Presidente do Núcleo de E.ASC)

-----------------------------//-----------------------------

Participa, envia-nos a tua opinião, este espaço é a tua VOZ!

Animação Sociocultural

Iberanima 2006 em Salamanca...
Pela primeira vez o curso de Animação Sociocultural da ESEG, esteve representado fora de Portugal



Realizou-se em Salamanca entre os dias 19, 20 e 21 de Outubro, o 1º Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural. Pela primeira vez o curso de ASC, leccionado na ESEG, esteve representado fora do território português.
No dia 19 de Novembro partiu pelas 6 horas da manhã, uma comitiva de 5 alunos em autocarro, juntamente com mais uns quantos colegas oriundos de diversas partes do país, a caminho de Salamanca.
Esta viagem foi organizada oficialmente pelo Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural da ESEG, no que diz respeito aos 5 estudantes da ESEG, e também em parceria com a APDASC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural.
Segundo Marco Loureiro, presidente do Núcleo de EASC-ESEG “este congresso foi o acontecimento de maior relevo de 2006 no que diz respeito à Animação Sociocultural”, pois segundo o dirigente associativo “nasceu uma nova Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural”, “que irá ajudar em muito no futuro, os Animadores Socioculturais”.
Marco Loureiro, disse também “que o facto de a ESEG ter estado representada neste congresso, serviu para angariar novos contactos de Organizações estrangeiras de Animação, para que no futuro, possam vir à ESEG nas Jornadas de Animação Sociocultural”.
O Dirigente fez um balanço positivo do congresso, lamentando que por razões financeiras os seus colegas de curso, não pudessem ter ido em maior número.

António Bastos


----------------------------//---------------------------

“Caloiros” de Animação Sociocultural, ganharam o melhor “Grito” do desfile do Caloiro 06/07
No passado dia 11 de Novembro, decorreu o desfile do caloiro, inserido na Semana do caloiro 06, que decorreu de 8 a 11 de Novembro na cidade da Guarda. Todos os cursos leccionados no IPG, participaram no desfile animando as ruas da cidade com muita cor e boa disposição. Cada curso preparou devidamente os seus “caloiros” que foram avaliados pelo Real Conselho de Veteranos do IPG. Os “caloiros” de Animação, ganharam o melhor “Grito”do desfile, trazendo pela primeira vez desde a existência do curso na ESEG, uma vitória no desfile. O Núcleo durante algumas semanas, orientou os “caloiros”, de forma a estarem prontos para o desfile.
“Caloiros” e Núcleo, estão de parabéns!

“Melhor Grito do Desfile do Caloiro 06/07”

David Panta

Animação Sociocultural

Novidade

Agora também já podes ler e comentar o teu jornal Online!

www.voz-do-estudante.blogspot.com

----------------------------//----------------------------

Iniciativa inédita do Núcleo...

“Caloiros” recebidos com gabinete de apoio

Os “caloiros” de Animação Sociocultural foram recebidos no inicio do ano lectivo 06/07, com um gabinete de apoio ao aluno, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural (NEASC).
Segundo Marco Loureiro, Presidente da Direcção do NEASC, esta iniciativa “veio concluir a promessa eleitoral que fizemos, no que diz respeito à recepção e integração dos novos alunos (caloiros)”.
Pela primeira vez, durante vários dias os novos alunos tiveram uma ajuda especial no preenchimento dos ingressos de matricula, por parte dos seus próprios colegas. O NEASC, foi o único núcleo que esteve a ajudar oficialmente junto à entrada da ESEG.
Marco Loureiro, mostrou-se bastante satisfeito com o empenho que a Direcção do Núcleo teve nesta iniciativa inédita, no que toca a núcleos de curso.
“Quisemos demonstrar aos estudantes, que quando somos eleitos para os representar, também temos a função de os ajudar”. Assim, faz todo o sentido dizer “Animação, o exemplo na integração”.

T.S

-----------------------//-------------------------

Visita-nos em:

http://nanimacaoeseg.hi5.com

http://spaces.msn.com/nucleoanimacao/
ou
www.nucleo-asc-eseg.blogspot.com

Animação Sociocultural

Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural nasce em Salamanca

Salamanca será a sede da primeira rede iberoamericana de animação Sociocultural (RIA), uma organização que se dedicará à investigação e formação no âmbito da animação e que colocará ao serviço das associações, instituições e entidades dos países membros uma série de ferramentas e recursos metodológicos.
Este é o objectivo que decidiram os participantes do primeiro Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural “Iberanima”, que se realizou no Palácio de Congressos de Salamanca.
A página Web deste encontro vai converter-se na primeira plataforma de comunicação para esta rede, que terá como sede a capital charra, segundo explicou o coordenador do Congresso e chefe da Juventude do Ayuntamiento de Salamanca, Victor Ventosa. Este foi o principal fruto que se obteve deste Congresso, em que participaram mais de 300 pessoas oriundas de diferentes países, nomeadamente Uruguai, Argentina, Venezuela, Brasil, Perú, Portugal e Espanha. Este encontro contou com a participação especial de importantes mentores da animação de França, como foi o caso do professor da Universidade de Burdeos Jean Claude Guillet.

Intercâmbio com Salamanca:

“Es un orgullo para mí que este encuentro se celebre en mi ciudad, y que sea el Ayuntamiento de Salamnca quien lo haya organizado porque, estoy convencido, de que a lo largo de los três próximos días se creará un buen foro de debate y reflexión sobre la Animación Sociocultural”. Con estas palabras abria el alcalde el primer Congreso de Animación Sociocultural.
Por su parte, el coordinador del congreso, Vítor Ventosa, destaco ante los periodistas la importante “eclosión de experiencias y de creatividad”que están viviendo los países americanos en el ámbito de la animación sociocultural. “Con los mínimos recursos consiguen el máximo resultado, algo que tendremos que aprender”, apuntó refiriéndose a este área, que aglutina la educación no formal, el ócio, el tiempo libre y la animación.

Marco L.
-------------------------//-----------------------

Jantar de recepção aos novos alunos (caloiros) 06/07

“O maior jantar de sempre”




O Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural (NEASC), organizou no dia 3 de Outubro de 2006, o Jantar de recepção aos novos alunos (caloiros) de Animação Sociocultural 06/07.
Este jantar teve um significado especial, pois foi aquele que mais afluência teve desde que o curso abriu.
A Direcção do NEASC agradece a todos os participantes, e a todos aqueles que queriam ir, mas por questões profissionais e financeiras não puderam.

António Bastos

Animação Sociocultural

Estudantes de Animação elegeram os novos representantes para o Pedagógico
A Lista D foi a única lista que foi às urnas no dia 8 de Novembro, e foi eleita com 50 votos a favor, um voto nulo e um voto em branco. Marco Loureiro encabeçava a lista , em segundo lugar Inês Castro e como suplentes Ana Silva e Tiago Silva. Eles serão os novos representantes do curso de Animação Sociocultural no Pedagógico da ESEG em 2007.
Apesar de os estudantes não darem muita importância a este organismo, muito por culpa de falta de informação, é importantíssimo que os estudantes continuem a ter direito a estar representados em todos os órgãos da Instituição. Só assim, é que os estudantes têm conhecimento dos problemas que podem surgir na Instituto Politécnico da Guarda e como alunos da instituição podem e devem ter uma opinião.

Marco Loureiro

Inês Castro

Tiago Silva

Ana Silva

--------------------------//----------------------------

Animação Desportiva

Alunos do 4ºano de Animação Sociocultural, visitaram o Health Club “Oxigénio” do Hotel Lusitânia Parque


No dia 29 de Novembro, os alunos do 4º ano do Curso de Animação Sociocultural , Ramo de Animação Desportiva, realizaram uma visita de estudo ao Health Club “Oxigénio”, do Hotel Lusitânia Parque. Esta iniciativa foi complementada com a prática, no local, de diversas actividades de academia: musculação, cardiofitness, body-combact e danças latinas.
A disponibilidade manifestada pela Administração do Hotel e as óptimas condições do Health Club permitiram a concretização dos objectivos fundamentais desta acção, promovida no âmbito da disciplina de “Actividades Lúdico-Desportivas e Turismo”, a saber:
- Permitir a percepção das vantagens que podem advir para uma unidade hoteleira da oferta, devidamente enquadrada e organizada, de serviços de actividade física e de lazer;
- Tomar contacto com as diferentes modalidades de prática oferecidas e perceber as questões referentes à gestão das referidas instalações.
Apesar de, no caso do Health Club “Oxigénio”, a maior percentagem de utentes ser constituída por pessoas da Guarda, é evidente a estreita ligação que existe entre instalações deste tipo e a indústria do turismo.
Como futuros profissionais, pensamos que haveria todo o interesse, para o Hotel (e para instalações similares), na contratação de um animador que pudesse ampliar e dinamizar o leque de actividades oferecidas nos domínios da actividade física, desporto e recreação.
Acreditamos que se tratou de uma experiência muito positiva, por ter proporcionado a compreensão da complexidade e da utilidade deste tipo de serviços. Fruto deste êxito, um outro grupo de alunos está a preparar, para breve, uma visita idêntica ao complexo de golfe da Quinta da Bica, nos arredores de Gonçalo.



Maria José Martins
Liliana Rodrigues
Cristiana Teixeira
Sónia Branquinho

----------------------------//---------------------------


terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Animação Desportiva

Alunos do 4ºano organizaram uma Acção de Formação “Golfe, Turismo e Lazer”

No dia 13 de Dezembro de 2006, decorreu uma Acção de Formação com o tema ”Golfe, Turismo e Lazer”, na Quinta da Bica. Esta iniciativa foi promovida no âmbito da disciplina de Práticas Lúdico—Desportivas e Turismo, e foi organizada pelos alunos Vera Fernandes, Eurico Oliveira, Mónica Fonseca e Ana Lima do 4º ano de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação da Guarda.
Esta actividade tinha como objectivos, conhecer infra-estruturas; saber a relação existente entre golfe, turismo e lazer; conhecer a forma de gestão e dinamização do espaço; perceber quais os passos a seguir para a organização de torneios de golfe e adquirir alguma experiência prática da modalidade.




------------------------------//------------------------------


Palestra sobre Organização de eventos em Todo o Terreno: “Da Concepção à Concretização”



No dia 6 de Dezembro pelas 16.00h, realizou-se na Escola Superior de Educação da Guarda uma palestra de Organização de eventos em Todo o Terreno: “Da Concepção à Concretização”. Foi convidado como prelector o Dr. Luís Celínio, com larga experiência neste tipo de eventos, sendo este o Presidente do Clube de Escape Livre da Guarda.
A finalidade da organização deste evento, foi a abordagem de alguns aspectos relacionados com o tema, tais como:
- Recursos materiais, humanos e financeiros;
- Tempo de duração e organização;
- Impacto ambiental da actividade desportiva;
O evento, foi organizado por um grupo de alunos do 4º ano de Animação Desportiva, no âmbito da cadeira de Actividades Lúdico-Desportivas e Turismo.


Ana Barata, Nuno Tiago, Sérgio Machado, Tânia Teixeira

--------------------//-----------------------


Animação Sociocultural

“Houve muito convívio e animação no Jantar e Festa de Natal 06”


Catedral Café, foi mais uma vez o palco de uma grande Festa de Animação...

“Animação, o exemplo na integração”

Núcleos de curso

Núcleo de Estudantes de Gestão

“ X Congresso Nacional de Economia e Gestão, vai realizar-se na Guarda”

O Núcleo de Estudantes de Gestão da ESTG-IPG, está novamente de parabéns, pois conseguiram trazer para a cidade da Guarda ,pela primeira vez a realização do X Congresso Nacional de Economia e Gestão.
Está ainda por decidir a data oficial do congresso, mas tudo indica que será em Outubro ou Novembro de 07.
Contactado pelo Voz do Estudante, Ricardo Pinto, presidente do Núcleo de Estudantes de Gestão, afirmou que “a realização deste Congresso na cidade da Guarda, é muito importante”, pois segundo o dirigente “ são eventos deste género que elevam o nome do curso e da Instituição ao mais alto nível”.
Ricardo Pinto, relembra também, que esta vitória nunca poderia ter acontecido, “se os estudantes de Gestão não estivessem unidos.” “Foi graças ao contributo de todos, que conseguimos a vitória na candidatura à realização do Congresso”.

Inês C.

-------------------------//---------------------------

Núcleo de Estudantes de CRE– ESEG

“Núcleo de CRE, já possui um Site”


O Núcleo de Estudantes de CRE -ESEG já possui um Site, que segundo o Presidente do Núcleo de CRE, Paulo Sousa, tem como objectivo “divulgar o curso e também ser um ponto de encontro de todos os alunos de CRE e visitantes. É ainda nosso objectivo promover a discussão em torno de todos os temas ligados ao curso“.

Deixamos aqui o endereço do site:
www.sal.ipg.pt/ncre/index.html

-------------------------//--------------------------

O Núcleo de Estudantes de Contabilidade da ESTG-IPG, realizou no dia 29 de Novembro de 2006, mais umas jornadas de Contabilidade.

Núcleo de Estudantes de Contabilidade

------------------------//---------------------------

Núcleo de estudantes de Engenharia Informática


N.E.I tem um novo Site!

O endereço é : www.nei.pt.to

Núcleos de Curso

“O III Encontro Nacional de Estudantes de Informática, vai realizar-se na cidade da Guarda”




Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da ESTG

---------------------//--------------------------


---------------------//----------------------------

Publicidade


IPG

AAG, foi a votos
Rodrigo Gonçalves, foi eleito Presidente da AAG

No dia 15 de Dezembro de 2006, realizaram-se as eleições para os Corpos Sociais da Associação Académica da Guarda (AAG). Na corrida à AAG, estiveram duas listas, a “D” e a “A”, vencendo a lista A por uma diferença de 183 votos. A lista D, liderada pelo aluno Marco Loureiro de Animação Sociocultural, teve 613 votos e a Lista A, liderada pelo aluno Rodrigo Gonçalves de Comunicação e Relações Públicas, teve 796 votos.
Durante vários dias, o movimento associativo teve em alta, pois já não se via tanta rivalidade na Academia, à mais de 6 anos.
Estas eleições ficaram para a história da AAG, pois pela primeira vez, os alunos da Escola Superior de Saúde puderam votar, pois também eles são estudantes do IPG.
A lista D, foi quem tudo fez para que os alunos de saúde pudessem votar, pois os estatutos da AAG são para cumprir. Pelo contrário, a lista A não queria que votassem. Não se compreende, mas a justificação foi que eles já tinham uma Associação de Estudantes, e que iam perder a sua independência. Pois esta justificação não teve sentido, pois os estatutos da AAG são claros, e a lei é para se cumprir.
O novo presidente da AAG, ao longo da sua campanha, afastou-se constantemente da discussão sobre a situação financeira da AAG, dizendo que não sabia ao certo quanto era a dívida da AAG.
Algo muito estranho, pois ele era à dois anos Vice-presidente da ESEG, na Direcção da AAG.
Vamos todos ficar à espera de ver o relatório de contas 06, que vai ter que ser aprovado em Assembleia Geral de Alunos.

Tiago S.
------------------------//--------------------------

Na Sala de Leitura da ESEG, estão disponíveis os principais jornais!
A Direcção da Escola Superior de Educação da Guarda informa que estão disponíveis, na Sala de Leitura, os principais jornais diários e semanários da imprensa nacional, bem como os principais jornais regionais. Diariamente, na ESEG, pode ler os seguintes jornais: Diários: o Público, Jornal de Notícias, Correio da Manhã; Semanários: o Expresso, o Sol; Regionais: o Nova Guarda, O Interior, o Terras da Beira, Jornal do Fundão, Notícias da Covilhã e o Pinhel Falcão.
A informação mais perto de ti!

Fonte: Site da ESEG
---------------------//--------------------------

Até quando...
Supremo dá provimento a recurso do Presidente do IPG


O polémico processo eleitoral para a presidência do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), continua por resolver. O Supremo Tribunal Administrativo (STA), decidiu dar provimento ao recurso apresentado pelo presidente do IPG, Jorge Mendes, revogando o acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS) e ordenando que este tribunal venha a decidir sobre todas as alegadas ilegalidades e ainda sobre a reformulação do processo eleitoral. Esta situação remonta a 18 de Março de 2004, quando o colégio eleitoral, deu vitória a Jorge Mendes.
Mas o candidato derrotado por 3 votos, Joaquim Brigas, recorreu a anulação do acto eleitoral, tendo o TCAS lhe dado razão, anulando as eleições para a presidência do IPG.
Para os estudantes do IPG, esta situação é lamentável, pois vêem sistematicamente pelas piores razões, o nome do IPG nas primeiras páginas dos jornais, denegrindo assim a imagem da instituição.
Não se compreende, como a justiça pode demorar tanto tempo a decidir quem é de verdade o Presidente do IPG!
Esperamos que rapidamente esta situação se resolva, e que vença a democracia e não a manipulação!

Marco L

Animação Sociocultural

O Núcleo de Estudantes de ASC, agradece a todos os estudantes, com especial carinho aos de Animação e a todas as instituições, o apoio dado ao longo deste nosso mandato...

Os melhores momentos de 2006 !!!
Fim