domingo, 1 de abril de 2007

Editorial

Participação no Associativismo…

Após 32 anos de democracia em Portugal, podemos e devemos questionar o Movimento Associativo Estudantil. Se é verdade que antes do 25 de Abril de 1974, eram muitos os estudantes que se preocupavam com diversas causas estudantis, também é verdade que hoje em dia são muitos poucos os dirigentes estudantis que se preocupam com os verdadeiros problemas dos estudantes.
Porque será?
Pois a resposta poderá estar na sociedade em que vivemos hoje em dia, que transmite valores de despreocupação, de submissão, de consumismo e acima de tudo de competitividade negativa!
É preciso incentivar os estudantes e essa tarefa deve dentro das escolas ser dos dirigentes Associativos, pois por alguma coisa é que são eleitos. Procurar entender o afastamento dos estudantes do Associativismo é defender os estudantes! Pois são os estudantes que fazem o Associativismo, sem a participação deles é impossível reivindicar os nossos Direitos.
A Direcção do NEASC-ESEG
----------------------------------------------------
Artigo de Opinião
O ensino é um direito de todos!


O Direito ao ensino está consagrado na Constituição Portuguesa, mas apenas na teoria, pois na prática a realidade é bem diferente. A situação é mais grave do que se pode imaginar, pois são muitos os jovens que não podem seguir os estudos Universitários por razões financeiras.
A politica adoptada nos últimos anos por parte dos diferentes governos, foi de desastrosa para o Ensino.
Os sucessivos cortes nos Orçamentos de Estado para a Educação no geral, demonstram isso mesmo.
Costuma-se ouvir que só não estuda quem não quer! Pura MENTIRA!
Na verdade são muitos os estudantes que têm que abandonar os seus estudos e entrar no mundo do trabalho precário, pois não possuem meios financeiros para suportar as diversas despesas escolares.
E porque as suas famílias também não têm hipótese de pagar, decidem então abandonar os estudos.
Aquilo que devia ser um Direito, passa a ser uma miragem na nossa Sociedade!
Compete a todos nós lutar contra esta situação, pois da nossa luta está o Direito ao Ensino dos nossos futuros filhos! Também compete aos nossos Governantes investir na educação e nomeadamente na Acção Social, pois se queremos afirmarmo-nos como um País desenvolvido, é necessário compreender que a Educação é um pilar indispensável para o desenvolvimento em todas as áreas.
Faço aqui um apelo a todos os estudantes, lutai contra a privatização do ensino!
O ensino é um Direito, não é um Negócio!

Tiago Silva
Vice-presidente do NE

Opinião

A realidade do Processo de Bolonha!



A implantação do processo de Bolonha nos estabelecimentos de Ensino Superior entrou, neste ano lectivo 2006/2007, em acelerada execução. São já muitas as escolas, institutos, politécnicos e universidades que transitaram muito dos seus cursos para o modelo imposto pelo processo e têm planos para no próximo ano chegarem perto da totalidade dos cursos.
Ao fim de alguns anos de discussão em torno da implementação do Processo de Bolonha, temos a infeliz constatação da realidade para atestar a certeza das tantas criticas que se fizeram ouvir, e tenho a completa visão do problema sério que Bolonha é para o ensino superior público e para o acesso dos filhos do povo à formação superior no nosso país, e dos colegas dos restantes países europeus afectados.
Se muitos afirmam hoje que Bolonha é uma declaração de intenções interessante, que tem como principal vector a criação de um espaço europeu de educação do qual não podemos ficar fora, é preciso reafirmar, em contraponto a esse discurso, que desde o seu início a Declaração de Bolonha não se compromete com a defesa de um ensino europeu público, gratuito, universal e de qualidade, mas pelo contrário é desde o seu início o projecto de aplicação do neoliberalismo na área da educação, numa clara intenção de privatização e elitização deste sector (tal como são aplicadas por toda a União Europeia medidas no mesmo sentido de privatização a outros sectores públicos).
A realidade começa já a demonstrar que os vectores da mobilidade, competitividade e empregabilidade da Declaração de Bolonha têm uma face dura. Sem querer entrar, nesta resolução, na discussão do conceito e da política atribuída ao termo “empregabilidade”, é por demais evidente a desvalorização que as novas licenciaturas obterão, a par de uma menor formação do estudante, e como tal, um novo obstáculo tanto no acesso ao emprego como a remunerações mais altas. A mobilidade é desde logo comprometida por aquilo que eram os apoios actuais ao programa Erasmus e às bolsas para estudar no estrangeiro, além de que o governo PS acaba de cortar em 50% os apoios a este programa, o que por si só inviabiliza qualquer pretensão de intercâmbio, mais uma vez quem não tem meios económicos ficará cá dentro. A competitividade se em teoria já era má, na prática é absolutamente desastrosa, começa pelos politécnicos não terem acesso aos 2ºCiclos, e muito provavelmente algumas universidades em alguns cursos também não. A criação de classificações de universidades fará com que umas sejam mais apoiadas e financiadas que outras tornando ainda mais desigual o ensino, onde certamente só acederá às “boas” universidades aqueles que as puderem pagar; para ajudar, a criação de centros de excelência sugará os cérebros dos vários países para aqueles que tenham o capital para o investir e rentabilizar. A verdadeira magia da burguesia europeia com o processo de Bolonha, falhadas inúmeras tentativas anteriores para privatizar o ensino europeu, e das suas organizações UE, FMI, BM, OMC, além dos seus próprios estados, é transformá-lo numa alavanca da acumulação de capital e garantir uma maior adaptação dos conteúdos ao serviço dessa mesma acumulação, sob uma capa de inovação e melhoria pedagógica, e de “el dorado” da mobilidade europeia para estudantes e professores.
As consequências são graves para aqueles que trabalham e para os seus filhos, com menos professores necessários, menos recursos afectados para materiais, para laboratórios e aulas, até porque apenas o 2ºCiclo terá acesso a cadeiras mais especializadas com mais necessidades, menos funcionários, menos acção social, mais propinas com aumentos indecorosos no 2ºciclo, substituição de bolsas por empréstimos, e tudo isto para apenas 3 anos de licenciatura. Os ritmos de estudo estão a aumentar numa média de 40 a 45h semanais de estudo (entre aulas e trabalhos); assim, é cada vez mais difícil conseguir combinar o estudo com o trabalho (com Bolonha os trabalhadores-estudantes são uma «espécie em vias de extinção»), ou com actividades de participação democrática e intervenção social nas Universidades e na sociedade em geral. É um verdadeiro roubo à nossa dignidade, ao nosso direito à educação, ao nosso direito à universabilidade do saber e ao desejo de melhoria das nossas condições de vida.

Marco Loureiro
Presidente do Núcleo de Estudantes de ASC

Animação Sociocultural

De 26 a 30 de Março de 2007

Jornadas de Animação Sociocultural em Beja



Decorrerão na cidade de Beja, nos próximos dias 26 a 30 de Março, as Jornadas de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja, intituladas "Caminhos da Animação". Estas jornadas são organizadas pelos alunos de 4º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja, com o apoio da ANASC e pretendem constituir-se como um espaço de reflexão e de intercâmbio de experiências sobre diferentes âmbitos de intervenção da Animação Sociocultural. Esta actividade será, também e naturalmente, um meio de divulgar a Animação Sociocultural, enquanto instrumento de intervenção, junto de instituições que a ela podem recorrer para prosseguir actuações nos domínios da educação, da cultura e da acção social.O pré-programa das jornadas de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja, que está ainda a ser ultimado, prevê a realização de um conjunto de actividades de animação, palestras, apresentação de projectos de animação, exposições, mesas redondas, workshops, feiras do livro e do artesanato e um colóquio com a duração de dois dias. Ao longo dos cinco dias de trabalho das jornadas, abordar-se-ão as seguintes temáticas: Animação e Desenvolvimento Local; Animação Sócioeducativa; Animação e Educação ambiental; Animação e Empreendedorismo; Animação e Interculturalidade; Animação da Leitura; Animação e Arte e Animação e Necessidades Especiais. Em cada um destes painéis haverá intervenções de instituições e de individualidades que desenvolvem actuações nesses diferentes domínios da Animação.
O Colóquio incluirá, ainda, workshops e um conjunto diversificado de actividades de animação relacionadas com as temáticas em análise. Os interessados em participar nesta iniciativa podem efectuar a sua inscrição até ao próximo dia 20 de Março, através da entrega ou envio por correio de ficha de inscrição que pode ser solicitada na Escola Superior de Educação de Beja – Rua Pedro Soares 7800-295 Beja, pelo telefone 284 500 001, pelo e-mail anasc@clix.pt.

Marco L.
-----------------------------------------------------------

II Jornadas de Animação Sociocultural da ESEG

2 e 3 de Maio de 2007

Tema: ”Papel Social da Animação Sociocultural”

Nota: Muito em breve o programa vai estar disponível na Internet.

Animação Sociocultural

Eleições do Núcleo de Animação Sociocultural

Lista D continua à frente do NEASC


No dia 25 de Janeiro de 2007, decorreu a eleição dos novos Corpos Sociais do Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural da ESEG. A Lista D, foi a única lista que se apresentou nestas eleições, obtendo 89 votos num total de 102 votos.
Marco Loureiro, foi reeleito Presidente da Direcção, sendo este o seu 2º mandato à frente do NEASC.
Segundo o Dirigente, “esta reeleição demonstra o reconhecimento dos estudantes de Animação do trabalho realizado no mandato anterior”.
Apesar de ser uma lista de continuidade, houve algumas alterações na estrutura orgânica e nomeadamente nos seus elementos, tendo sido criado dois novos departamentos o Cultural e o de Comunicação. O anterior Núcleo tinha 20 elementos, passando agora a ter 31, pois segundo Marco Loureiro, “é importante que se dê oportunidade a novas pessoas de entrarem no Associativismo”.
Como principais objectivos para este mandato, a Lista D, pretende continuar a promover a interacção no seio do curso, desenvolvendo um grande leque de actividades no âmbito cultural, social e desportivo. Continuar a divulgar o curso no interior do IPG e também no exterior apostando na Internet, com a continuação online do Blog oficial do Núcleo, e do Jornal de Animação “Voz do Estudante”.

Catarina Rebelo
-------------------------------------------------------
Vem aí a I CONVENÇÃO DE FITNESS DA ESEG!



A Escola Superior de Educação da Guarda, através do seu Departamento de Ciências do Desporto e Educação Física e dos Cursos de Animação Sociocultural e Desporto, vai organizar, nos dias 20 e 21 de Abril a I Convenção de Fitness da ESEG. A finalidade desta acção é proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos, teóricos e práticos, referentes aos Desportos de Academia, tais como a hidroginástica, natação para bebes, musculação, ginástica aeróbica, step e organização e gestão de eventos desportivos. O evento, que terá o apoio do Inatel, CMG, IPJ e Governo Civil, destina-se a alunos da ESEG e de outras escolas superiores e universidades, professores de Educação Física, técnicos desportivos, técnicos autárquicos e outros. Os prelectores convidados para os Workshops (professores do Ensino Superior e técnicos de reconhecida competência nesta área) são os seguintes: - Prof. Doutor Tiago Barbosa, Hidroginástica. - Mestre Carolina Vila-Chã, Musculação. - Mestre Celina Gonçalves, Organização e Gestão de eventos desportivos. - Mestre Carla Cardoso, Natação para Bebes - Dr Bernardete Lourenço, Step. No sábado, 31 de Abril, decorrerá um Master (sessão gratuita, aberta ao público) de Ginástica aeróbica, Step, Hip-Hop e outros ritmos, tendo já sido confirmada a comparência do Dr. Ricardo Senos. Com esta actividade, que constitui uma das componentes principais das II Jornadas de Desporto da ESEG, pretende-se chamar a atenção para o interesse crescente que suscitam estas novas actividades físicas de Academia.

Ana Barata

Animação Sociocultural

Vai nascer uma nova revista de Animação!




A Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC) está a desenvolver um novo projecto, intitulado "Práticas de Animação". Este projecto visa a criação de uma revista no âmbito da Animação, Educação Social e da Pedagogia. Este projecto editorial é assumido como um instrumento de comunicação entre Animadores, trabalhadores sociais, pedagogos e outros profissionais que desenvolvem a sua actividade no âmbito da intervenção Sociocultural e Educativa. A revista Práticas de Animação pretende reunir artigos de opinião, estudos, divulgação de projectos, actividades e resenhas bibliográficas, respeitando os objectivos definidos para este projecto.
São eles:
Divulgação da Animação Sociocultural através das suas diversas práticas educativas e culturais;
Contribuir para a construção de um espaço de debate e reflexão sobre a Animação em Portugal;
Possibilitar que Animadores e outros profissionais possam contribuir para a afirmação de novos projectos associativos no âmbito das práticas de Animação Sociocultural; Reunir ideias e opiniões sobre teorias e práticas da Animação Sociocultural;
Estimular os animadores a participar activamente num projecto colectivo. Assim e atendendo ao facto do projecto da revista "Práticas de Animação" não ser um projecto aberto à participação de alguns, mas sim, a todos aqueles que se identificam com a Animação, seus âmbitos e modus operandi de intervenção e sustentado no facto de vós contribuírem pela vossa acção e pensamento para a afirmação e debate em torno do conceito de Animação Sociocultural, somos convidar-vos a participarem de forma activa neste projecto.Solicitamos que contribuam para este projecto com um artigo de opinião, resenha bibliográfica, resumo de um projecto de investigação, de uma actividade de interesse para os Animadores, uma vez por ano, contributo que coincide com a publicação de cada número da revista. Aproveitamos a oportunidade para pedir que divulguem esta iniciativa para que outras pessoas se associem a este projecto e contribuem para o crescimento e afirmação da "Práticas de Animação". Pois estamos abertos à participação de todos os que connosco queiram desbravar os "caminhos da Animação".Este projecto ainda se encontra numa fase inicial, o que significa que ainda não sabemos se a revista "Práticas de Animação" será publicada em suporte de papel ou disponibilizada na web, numa página própria, mas associada à página institucional da APDASC (www.apdasc.com). Pois é um projecto de uma Delegação Regional da APDASC. Dentro de alguns dias enviaremos as normas de colaboração, de forma que possamos uniformizar os critérios de participação.Na certeza de podermos contar com a vossa participação entusiasta e solidária neste projecto que acreditamos vir a contribuir para a democratização do debate sobre a Animação, aguardamos uma resposta.

Um abraço amigo,

O Presidente da Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da ASC
Albino Viveiros
--------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------

Animação Sociocultural

Brevemente vai realizar-se o II Workshop de Face Painting!




Muito em breve o teu Núcleo vai realizar o II Workshop de Face Painting! Fica atento(a)!


-----------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------

Ver mais em : www.apdasc.com
----------------------------------------------------------


www.rianimacion.org/curso_2.php

Núcleos de Curso

Guarda recebe III Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI 2007)




Na Guarda, vai decorrer de 20 a 22 de Abril de 2007 o terceiro Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI). Esta iniciativa, que pretende proporcionar uma troca de experiências e debates sobre temas actuais do mundo das tecnologias da informação, terá como tema central as Plataformas de Convergência Global.
O programa integrará intervenções no campo da engenharia de software/gestão de projectos, design e usabilidade e realidade virtual e aumentada. Mais informações em http://www.enei.net/ ou através de info@enei.net.

Núcleo de EI– ESTG

---------------------------------------------------------------

Lista D vence eleições do Núcleo de Estudantes de CRE!



No passado dia 8 de Março a ESEG foi palco de uma grande agitação, devido às eleições para os Corpos Sociais do Núcleo de Estudantes de Comunicação e Relações Económicas. A campanha teve início dois dias antes, campanha esta, que se mostrou bastante emocionante. É de reconhecer o empenho de ambos os candidatos na busca da vitória. Por um lado, presidindo a lista A esteve Hélder Alexandre, por outro Filipe Pais presidindo a lista D, lideres que desde o primeiro minuto de campanha mostraram bem a sua intenção de ganhar. Foram dois dias em que a ESEG foi banhada de cartazes, flyers, entre outros objectos de campanha. Chegado o dia decisivo, as urnas abriram às 9h e fecharam às 20h. Foi um dia repleto de nervosismo e ansiedade, mas da contagem dos votos surgiu o vencedor, que foi a lista D. Estas eleições contaram com 122 votantes dos quais 58 votaram na lista A, 60 votaram na lista D, 3 votaram em branco e um voto nulo. No final era evidente a felicidade do cabeça de lista assim como da restante equipa. O novo Presidente, Filipe Pais afirma que “é para continuar o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”. Afirmou ainda que um dos seus objectivos para este mandato é “apoiar ao alunos que vão transitar para o processo de Bolonha, assim como apoiar também os novos alunos que ingressarem em CRE”.

Afinal a letra D começa a ter várias vitórias!

V.C

---------------------------------------------------------

Eleições do Núcleo de Estudantes de CRP




Miguel Lima foi eleito Presidente do Núcleo de Estudantes de Comunicação e Relações Públicas da ESEG.

Fonte: Núcleo de CRP

IPG

ESEG recebe o II Congresso sobre Aquisição da Linguagem

Desejando dar cumprimento ao estipulado no Plano de Actividades do Departamento de Línguas e Culturas da Escola Superior de Educação da Guarda, vai realizar-se nesta Instituição, nos próximos dias 16 e 17 de Abril de 2007, o 2.º Congresso sobre Aquisição da Linguagem.
Esta actividade vai constar de várias conferências de especialistas, que abordarão temáticas como: aquisição da linguagem, aprendizagem da leitura e da escrita, didáctica do português, ensino de línguas estrangeiras no 1º CEB, entre outras, destina-se, para além dos alunos, aos professores, educadores e investigadores que se interessam pela temática.
Contaremos, este ano, com especialistas de renome, dos quais destacamos:- Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, actual Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e mundialmente reconhecido como especialista em neurociências cognitivas. - Professora Doutora Maria Luísa Álvares Pereira, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro e co-coordenadora do PNEP (Plamo Nacional para o Ensino do Português no 1.º Ciclo). - Professora Doutora Rita Marquilhas, Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e especialista na área da escrita. Para obter mais informações deverão consultar o site do congresso em: http://www.ese.ipg.pt/congressodalinguagem.

Fonte: ESEG
----------------------------------------------------------
Programa Erasmus

Estudantes lituanos vêm para a ESEG!

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a acolher estudantes lituanos em mobilidade ERASMUS, oriundos do Klaipèdos Colegija de Klaipèda. Marius Vasilevicius e Olia Kulakova vão frequentar as actividades lectivas na Escola Superior de Educação/IPG.
A escolha deste estabelecimento de ensino superior politécnico prendeu-se com o facto de ser, no âmbito das propostas Erasmus, a opção mais adequada à sua área de especialidade. Como primeiras impressões à chegada a Portugal sublinharam a simpatia das pessoas e as excelentes temperaturas, comparativamente com a sua região de origem, manifestando entusiasmo por esta experiência na cidade mais alta de Portugal. O IPG, face aos dados existentes, é uma instituição cada vez mais atractiva para estudantes Erasmus, não só pelo rigor científico e pedagógico nas matérias leccionadas que encontram plena aceitação na sua instituição de origem, mas também no ambiente académico em que se envolvem com os seus colegas portugueses.A frequentar a Escola Superior de Educação estão também, desde o início do ano lectivo, duas alunas espanholas, Ana Isabel Perez (Universidade de Extremadura) e Aranzazu Franco (Universidade de Burgos).

Fonte: IPG
-------------------------------------------------------------

IPG

IPG abriu as suas portas, em mais um “Dia Aberto”


O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) promoveu no passado dia 8 de Março de 2007 o “Dia Aberto”, uma iniciativa dirigida à comunidade local e regional. Este ano, o IPG privilegiou os alunos do ensino secundário, tendo sido “muito positiva” a adesão dos visitantes – cujo número rondou os 800 – provenientes de várias escolas, quer do distrito da Guarda, quer dos distritos de Castelo Branco e Viseu. O programa do “Dia Aberto” do IPG integrou a realização de exposições, projecção de filmes, apresentação de projectos, actividades experimentais e de simulação, mostra de recursos e equipamentos, visitas guiadas a Laboratórios e Serviços, promoção dos cursos leccionados nas Escolas Superiores que integram o Politécnico da Guarda. Durante o dia actuaram, no edifício dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico, a Egitúnica (Tuna Feminina) e a Copituna d’ Oppidana (Tuna Masculina do IPG).

Fonte: Site do IPG
--------------------------------------------------------------
Novos procedimentos no pagamento das Bolsas de estudo!

A partir de Fevereiro de 2007, os alunos bolseiros passaram a receber a bolsa de estudo e os complementos na sua totalidade, competindo-lhes proceder ao pagamento da mensalidade relativa ao alojamento e das propinas. Atendendo ao disposto no Orçamento de Estado de 2007 e na sequência das orientações transmitidas pelo Gabinete do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, a partir de Janeiro de 2007, as verbas referentes ao pagamento das Bolsas de Estudo dos Estudantes do Ensino Superior Público (Universidades e Politécnicos), foram inscritas integralmente no Orçamento da Direcção Geral do Ensino Superior, deixando de constar do plafond orçamental de cada um dos respectivos Serviços de Acção Social. No mesmo documento consta ainda a informação de que a partir da mesma data, o valor da bolsa de estudo a receber pelo aluno bolseiro inclui também o diferencial de propinas ou seja a bolsa compreende o valor integral do montante de propinas a pagar por todos os estudantes de cada instituição.Deste modo, e de acordo com estes novos procedimentos, o valor das Bolsas de Estudo atribuídas aos estudantes no Instituto Politécnico de Guarda serão alteradas, sendo acrescidas do diferencial de propinas no valor de 9,81€. De acordo com os novos procedimentos, mensalmente só poderá ser feito um único pagamento de bolsas, deixando de ser possível proceder a adiantamentos.
A data do pagamento foi estipulada pela DGES entre o dia 1 e o dia 8 de cada mês, relativamente à bolsa do mês anterior.

Fonte: Serviços Sociais do IPG

IPG

Realizou-se na Guarda, o II Festival de Tunas Femininas “ Ribeirinha”
Foi no passado dia 10 de Março de 2007, que a Egitúnica, Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda, realizou o “II Ribeirinha”. Com muito trabalho, esforço e dedicação por parte de todos os elementos da Egitúnica, conseguimos levar a cabo este evento que superou as nossas expectativas, tanto a nível de afluência de público, como a nível de qualidade do espectáculo em geral. Contou com a presença de tunas femininas de vários pontos do país; Instituto Politécnico de Bragança “Tôna Tuna”, Tuna da Universidade de Coimbra “Mondeguinas”, Tuna Académica da Universidade da Covilhã, “Moçoilas” e por fim, Instituto Politécnico de Castelo Branco, “Musas D’Castell”. Como tuna convidada, a ilustre Copituna D’Opiddana, Tuna Académica do Instituto Politécnico da Guarda. Tivemos o privilégio de contar também com a presença do Grupo de Fados “Capas Copos e Guitarradas”. Os prémios foram distribuídos por todas as tunas a concurso, sendo que: Melhor Passe Calles: Moçoilas; Melhor Pandeireta: Moçoilas; Melhor Porta – Estandarte: Musas D’Castell; Tuna Mais Tuna: Tôna Tuna; Melhor Solista: Musas D’Castell; Melhor Tuna: Musas D’Castell; Pretendemos desde o início realizar um festival de índole cultural e académica com o intuito de presentear, estudantes, tunos e público em geral, com músicas, trovas e poemas, demonstrando assim o nosso gosto e empenho pela música. Agradecemos o apoio do Instituto Politécnico da Guarda, dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda, da Câmara Municipal da Guarda, do Núcleo de Animação Cultural e de outras entidades e a presença do público que contribuiu para o sucesso do “II Ribeirinha”. E não se esqueçam, a Egitúnica anda por aí e continua a espalhar música e alegria, estejam atentos…

Despedimo-nos com um até “III Ribeirinha”.

Saudações Tunae
Énia Caíres

----------------------------------------------------------

ESEG premeia os melhores alunos!


A Direcção da Escola Superior de Educação da Guarda, ESEG, decidiu premiar o desempenho dos melhores alunos da Escola. Todos os alunos que obtenham entre 15 a 17 valores de média final de ano serão reembolsados pela ESEG, com 50 por cento do valor das propinas. Os discentes cuja média final de ano seja igual ou superior a 17 valores serão reembolsados no total das propinas. Esta medida entra em vigor já no presente ano lectivo, constituindo uma das acções que vincam as comemorações dos 20 anos da ESEG.
Outro dos requisitos, para que possam ser protagonistas do reconhecimento de mérito e excelência, pela ESEG, implica que os discentes em causa tenham todas as cadeiras feitas do respectivo ano e que não haja qualquer disciplina em atraso de anos anteriores. Joaquim Brigas, director da instituição, afirma que propôs esta medida com o intuito de “promover uma maior competitividade entre o seu corpo discente” , para além de “incentivar e estimular os bons alunos para um desempenho de excelência”.
Joaquim Brigas defende esta medida por considerar “a melhor forma de ter sucesso na cada vez mais competitiva sociedade actual”.
O mesmo responsável ressalva que “a OCDE não poupa nas exigências para com o ensino superior” daí a “necessidade de preparar os alunos para os enormes desafios que hão-de vir”, o que “implica, obviamente, um maior empenho do corpo docente”.

Fonte: Site da ESEG
---------------------------------------------------------

Copituna d`Oppidana vai organizar o VI Festival de Tunas na Guarda

Na Guarda decorrerá de 13 a 15 de Abril o VI Festival de Tunas, organizado pela Copituna d’Oppidana, Tuna Académica do Instituto Politécnico. O programa integra vários momentos de convívio e entretenimento, sendo o ponto alto o espectáculo que terá lugar no dia 14 de Abril, pelas 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. As tunas que vão participar no Festival, e presentes a concurso, serão a Magna Tuna Cartola de Aveiro, Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu, Tuna Universitária de Aveiro, Tuna de Engenharia do Porto e Imperial Neptuna Académica da Figueira da Foz. Extra-concurso estará presente a Desertuna – Tuna Académica da UBI. Os prémios em disputa serão: Tuna Simpatia, Tuna + Tuna, Melhor Bandeira, Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Solista, 2ª melhor Tuna e Melhor Tuna ;

Patrocínios:
Aluguer 24 horas! Faz-te Sócio(a)!



O Bar de todos os Estudantes... visita-nos!