domingo, 6 de janeiro de 2008
Editorial
Boas Vindas…
É com enorme prazer que o Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural (N.E.A.S.C.), da Escola Superior de Educação da Guarda (E.S.E.G.), recebe todos os “caloiros” 2007/2008 do Instituto Politécnico da Guarda, e como não podia deixar de ser, com especial carinho, os novos estudantes de Animação Sociocultural. Vindos de praticamente todos os pontos do país, é nosso intuito que os nossos “caloiros” se integrem o melhor possível dentro desta instituição e dentro do espírito académico tão característico da cidade da Guarda. É nossa obrigação prestar-vos auxílio em qualquer problema que vocês possuam, desde ordem pedagógica até questões monetárias, pois é para isso que o NEASC existe. A entrada para o Ensino Superior é um grande marco na nossa vida, um dos mais relevantes será o acréscimo de responsabilidade, quer na vossa vida privada, quer na vida social; Com isto quero dizer que vocês têm voz dentro da comunidade estudantil (provavelmente maior do que pensam) por isso não façam com que o ditado (“Quem cala consente”) se emane em vós, portanto, gritem ou batam em cima de uma mesa quando entenderem que os vossos direitos, de algum modo, estejam a ser esquecidos!
Neste ano o IPG, e apesar de mais uma subida das propinas, recebeu uma “injecção” bastante importante e significativa de “caloiros” dentro desta instituição, é de esperar que na Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG) a taxa de colocação atinja os 100% no somar das duas fases normais de entrada e das 35 vagas abertas para os maiores de 23. Cabe agora à administração e presidência do IPG aproveitar este grande fluxo de novos estudantes, para aqui (Guarda) os fixar e potencializar a nossa cidade.
Resta-me deixar um abraço forte a todos os caloiros e desejar que este ano fique marcado, pelas melhores razões na vossa vida…
Saudações Académicas,
Membro da Direcção do NEASC
Artigos de Opinião
Novo Regime Jurídico para as Instituições de Ensino Superior (NRJIES) é um Negócio!
A gravidade do novo Regime, não se esgota na questão metodológica, comportando para além desta, um fundado receio que o novo RJIES possa pôr em causa a autonomia das instituições de Ensino Superior, desvirtuando aspectos fundamentais da natureza plural do seu funcionamento. A colegialidade inerente à governação das universidades e politécnicos, é substituída por um Conselho geral, diminuindo drasticamente a representação e participação de estudantes e acabando na prática com a representação de funcionários não docentes.
A possibilidade de transformação de Instituições de Ensino Superior Público em Fundações Públicas de Direito Privado, administradas por um Conselho de curadores externos à instituição e nomeados pelo Governo, remete fortemente para um quadro de governamentalização e empresarialização das Instituições de Ensino Superior.
Pelo contrário, deve ser um serviço público, fundamental para o desenvolvimento do país, integrado na administração autónoma do Estado, e regido pelo Direito Público!
O Presidente do Núcleo de EASC– ESEG
Marco Loureiro
Jantares e Festas
Jantar de ASC teve a maior afluência de sempre
Festas e Jantares
Pela segunda vez, a “Catedral Café”, foi o palco escolhido para a festa de Recepção aos Caloiros de ASC 07/08, e foi com muita alegria, muita música e muito convívio que cerca de 300 pessoas passaram assim a noite, com algum álcool à mistura…
Porque integração também é Animação, foi com muito gosto que o Núcleo de Estudantes de ASC, organizou mais uma grande festa. E pela cara dos participantes, parece que valeu a pena!
Todas as fotos em:
http://nucleoanimacao.spaces.live.com/
-----------------------------//--------------------------------
Iniciativa Inédita em ASC
Núcleo organizou o 1º Magusto de Animação Sociocultural
No dia 14 de Novembro, realizou-se o 1º Magusto de ASC, mais uma grande e inédita iniciativa que o Núcleo de Estudantes e Animação Sociocultural organizou.
Por apenas 1€, como pagamento, todos os participantes tiveram direito a vinho tinto e branco, a jeropiga, a sumo, água e muitas castanhas, e é claro uma grande fogueira!
Durante o Magusto, houve muita música e boa disposição por parte de todos, e especialmente os colegas que levaram as violas. Durante várias horas, o ambiente em redor da fogueira era mesmo de verdadeira UNIÃO!!
Certamente todos nós, fazemos votos que para o ano, haja um 2º Magusto!
Tiago Silva
Animação Circense
Nos dias 2 e 3 de Novembro de 2007, a Câmara Municipal da Guarda organizou pela primeira vez a “Festa da Abóbora”, relembrando a famosa noite Halloween (modelo Americano).
Vera Santos
Animação Sociocultural
Enquanto espaço de partilha o autor disponibiliza aos utilizadores informação e recursos que possam utilizar no seu trabalho com grupos e espera, em troca, deles receber opiniões, criticas e sugestões que possam contribuir melhorar o conteúdo deste espaço.
Visita: http://www.anigrupos.org/
Animação Sociocultural
Jornadas
A ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental realiza as XV Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, subordinadas ao tema, "Terra - Um Bem Comum". O congresso terá lugar na Escola Superior Agrária de Santarém, que gentilmente nos deu o seu apoio e cedeu as suas instalações.
Informações:
Tel: 217724827 e/ou 234197718 E-mail: aspea@aspea.org e/ou a.pinto@aspea.org
Congressos de ASC
1. Modelo de Formação de Animadores em Portugal e os seus âmbitos de intervenção / Os Animadores Socioculturais, Os educadores sociais, os pedagogos sociais, Os Gestores Culturais e Socioculturais, os animadores profissionais e voluntários. Animadores Profissão ou mera ocupação? / O Animador Sociocultural no contexto europeu. Estatuto Profissional e Código deontológico do Animador.
Internacional
IPG
Marco Loureiro, aluno finalista de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação da Guarda, anunciou em conferência de imprensa que vai voltar a recandidatar-se à presidência da Associação Académica da Guarda, órgão máximo que representa os 3500 alunos do Instituto Politécnico da Guarda. Recordamos que Marco Loureiro, no ano passado perdeu as eleições por 140 votos, contra a Lista A.
Marco Loureiro disse ao nosso jornal, “que este ano pensa em ganhar, pois o trabalho realizado pela actual Direcção da AAG, foi muito fraco e está à vista de todos”, acrescentando ainda que “ como aluno de Animação, acredita que os alunos de Animação o apoiam”.
Nesta recandidatura, o lema é “Novas pessoas, Novas Ideias, um Novo Projecto”, pois acredita “que os estudantes do IPG merecem mais e melhor”.
António Bastos