quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Editorial e Artigo de Opinião

Sejam bem-vindos à ESEG ...

Este editorial dedicamo-lo aos novos alunos da 1ª, 2ª e 3ª fase que entraram em Animação Sociocultural.
A Direcção do Núcleo de Estudantes de Animação Sociocultural, dá a boas vindas a todos, desejando que tenham um bom ano lectivo 2006/07, em todos os sentidos. Queremos também aqui deixar a nossa total disponibilidade para vos ajudar na merecida integração na ESEG e nomeadamente na Cidade da Guarda.
E porque queremos que se sintam em casa, consideramo-vos desde já como parte da nossa grande Família! Pois o curso de Animação Sociocultural é uma grande família e assim queremos continuar a ser.
O nosso muito obrigado por terem escolhido a ESEG e a cidade da Guarda para passarem os próximos 4 anos.
Fomos eleitos para vos representar, mas também para vos ajudar!

Saudações Académicas,

A Direcção do Núcleo de E.ASC
---------------------------//---------------------------

O voto irreflectido...

No passado dia 14 de Dezembro de 2006, os estudantes do IPG foram chamados às urnas para elegerem os novos Corpos Sociais da Associação Académica da Guarda (AAG).
Na corrida à AAG, tiveram duas listas completamente distintas, a Lista A dando continuidade à metodologia de trabalho da actual AAG, e a Lista D aparecendo como a alternativa para uma urgente mudança. Ao longo da campanha eleitoral, a Lista D apresentou um projecto bastante sólido e consciente no que diz respeito à defesa dos verdadeiros interesses dos estudantes. Por outro lado, a Lista A apresentou um projecto pouco ambicioso e incoerente, pois quiseram desmarcar-se da politica Associativa da Direcção liderada por Sérgio Pinto. Querendo desta forma, fugir à responsabilidade das decisões irresponsáveis tomadas pela Direcção da AAG, na qual o candidato Rodrigo tinha voto, pois era vice– presidente da ESEG.
A Lista D, apresentou-se Dinâmica, Dedicada e acima de tudo Diferente. Conseguiu relançar novamente o espírito Associativo, que estava completamente estagnado na nossa Academia. Mostrou ser a única lista que queria transparência em todos os assuntos que dizem respeitos aos estudantes, ganhando claramente os dois debates públicos, que aconteceram um dia antes das eleições.
Mas o inesperado aconteceu no dia 14 de Dezembro, a Lista D obteve 613 votos, e a Lista A obteve 796, ganhando por uma diferença de 183 votos.
Digo “inesperado”, pois estou no IPG à 3 anos, e foram muitos os estudantes que se ouvi a queixarem-se sistematicamente da passividade da Direcção da AAG, e depois quando têm a verdadeira oportunidade de acreditar na mudança, cometem o mesmo erro!
No meio desta votação apenas se pode desculpar os “caloiros”, que facilmente foram conduzidos ao erro, pois não observaram o trabalho associativo dos últimos anos, dos dirigentes que acabaram de eleger! Agora, os restantes estudantes, estes não se compreende! Como podem ser “masoquistas” ? Aponto de votarem em quem durante dois anos estive de braços cruzados na defesa dos interesses dos estudantes.

Mas nem todos continuam de olhos fechados, pois os 613 estudantes que votaram na Lista D, são o exemplo disso!
Marco Loureiro
(Presidente do Núcleo de E.ASC)

-----------------------------//-----------------------------

Participa, envia-nos a tua opinião, este espaço é a tua VOZ!

Nenhum comentário: