domingo, 1 de abril de 2007

Animação Sociocultural

Vai nascer uma nova revista de Animação!




A Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC) está a desenvolver um novo projecto, intitulado "Práticas de Animação". Este projecto visa a criação de uma revista no âmbito da Animação, Educação Social e da Pedagogia. Este projecto editorial é assumido como um instrumento de comunicação entre Animadores, trabalhadores sociais, pedagogos e outros profissionais que desenvolvem a sua actividade no âmbito da intervenção Sociocultural e Educativa. A revista Práticas de Animação pretende reunir artigos de opinião, estudos, divulgação de projectos, actividades e resenhas bibliográficas, respeitando os objectivos definidos para este projecto.
São eles:
Divulgação da Animação Sociocultural através das suas diversas práticas educativas e culturais;
Contribuir para a construção de um espaço de debate e reflexão sobre a Animação em Portugal;
Possibilitar que Animadores e outros profissionais possam contribuir para a afirmação de novos projectos associativos no âmbito das práticas de Animação Sociocultural; Reunir ideias e opiniões sobre teorias e práticas da Animação Sociocultural;
Estimular os animadores a participar activamente num projecto colectivo. Assim e atendendo ao facto do projecto da revista "Práticas de Animação" não ser um projecto aberto à participação de alguns, mas sim, a todos aqueles que se identificam com a Animação, seus âmbitos e modus operandi de intervenção e sustentado no facto de vós contribuírem pela vossa acção e pensamento para a afirmação e debate em torno do conceito de Animação Sociocultural, somos convidar-vos a participarem de forma activa neste projecto.Solicitamos que contribuam para este projecto com um artigo de opinião, resenha bibliográfica, resumo de um projecto de investigação, de uma actividade de interesse para os Animadores, uma vez por ano, contributo que coincide com a publicação de cada número da revista. Aproveitamos a oportunidade para pedir que divulguem esta iniciativa para que outras pessoas se associem a este projecto e contribuem para o crescimento e afirmação da "Práticas de Animação". Pois estamos abertos à participação de todos os que connosco queiram desbravar os "caminhos da Animação".Este projecto ainda se encontra numa fase inicial, o que significa que ainda não sabemos se a revista "Práticas de Animação" será publicada em suporte de papel ou disponibilizada na web, numa página própria, mas associada à página institucional da APDASC (www.apdasc.com). Pois é um projecto de uma Delegação Regional da APDASC. Dentro de alguns dias enviaremos as normas de colaboração, de forma que possamos uniformizar os critérios de participação.Na certeza de podermos contar com a vossa participação entusiasta e solidária neste projecto que acreditamos vir a contribuir para a democratização do debate sobre a Animação, aguardamos uma resposta.

Um abraço amigo,

O Presidente da Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da ASC
Albino Viveiros
--------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: