Foi no passado dia 10 de Março de 2007, que a Egitúnica, Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda, realizou o “II Ribeirinha”. Com muito trabalho, esforço e dedicação por parte de todos os elementos da Egitúnica, conseguimos levar a cabo este evento que superou as nossas expectativas, tanto a nível de afluência de público, como a nível de qualidade do espectáculo em geral. Contou com a presença de tunas femininas de vários pontos do país; Instituto Politécnico de Bragança “Tôna Tuna”, Tuna da Universidade de Coimbra “Mondeguinas”, Tuna Académica da Universidade da Covilhã, “Moçoilas” e por fim, Instituto Politécnico de Castelo Branco, “Musas D’Castell”. Como tuna convidada, a ilustre Copituna D’Opiddana, Tuna Académica do Instituto Politécnico da Guarda. Tivemos o privilégio de contar também com a presença do Grupo de Fados “Capas Copos e Guitarradas”. Os prémios foram distribuídos por todas as tunas a concurso, sendo que: Melhor Passe Calles: Moçoilas; Melhor Pandeireta: Moçoilas; Melhor Porta – Estandarte: Musas D’Castell; Tuna Mais Tuna: Tôna Tuna; Melhor Solista: Musas D’Castell; Melhor Tuna: Musas D’Castell; Pretendemos desde o início realizar um festival de índole cultural e académica com o intuito de presentear, estudantes, tunos e público em geral, com músicas, trovas e poemas, demonstrando assim o nosso gosto e empenho pela música. Agradecemos o apoio do Instituto Politécnico da Guarda, dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda, da Câmara Municipal da Guarda, do Núcleo de Animação Cultural e de outras entidades e a presença do público que contribuiu para o sucesso do “II Ribeirinha”. E não se esqueçam, a Egitúnica anda por aí e continua a espalhar música e alegria, estejam atentos… Despedimo-nos com um até “III Ribeirinha”.
Saudações Tunae
Énia Caíres
----------------------------------------------------------
ESEG premeia os melhores alunos!

Outro dos requisitos, para que possam ser protagonistas do reconhecimento de mérito e excelência, pela ESEG, implica que os discentes em causa tenham todas as cadeiras feitas do respectivo ano e que não haja qualquer disciplina em atraso de anos anteriores. Joaquim Brigas, director da instituição, afirma que propôs esta medida com o intuito de “promover uma maior competitividade entre o seu corpo discente” , para além de “incentivar e estimular os bons alunos para um desempenho de excelência”.
Joaquim Brigas defende esta medida por considerar “a melhor forma de ter sucesso na cada vez mais competitiva sociedade actual”.
O mesmo responsável ressalva que “a OCDE não poupa nas exigências para com o ensino superior” daí a “necessidade de preparar os alunos para os enormes desafios que hão-de vir”, o que “implica, obviamente, um maior empenho do corpo docente”.
Fonte: Site da ESEG
Copituna d`Oppidana vai organizar o VI Festival de Tunas na Guarda
Na Guarda decorrerá de 13 a 15 de Abril o VI Festival de Tunas, organizado pela Copituna d’Oppidana, Tuna Académica do Instituto Politécnico. O programa integra vários momentos de convívio e entretenimento, sendo o ponto alto o espectáculo que terá lugar no dia 14 de Abril, pelas 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. As tunas que vão participar no Festival, e presentes a concurso, serão a Magna Tuna Cartola de Aveiro, Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu, Tuna Universitária de Aveiro, Tuna de Engenharia do Porto e Imperial Neptuna Académica da Figueira da Foz. Extra-concurso estará presente a Desertuna – Tuna Académica da UBI. Os prémios em disputa serão: Tuna Simpatia, Tuna + Tuna, Melhor Bandeira, Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Solista, 2ª melhor Tuna e Melhor Tuna ;


Nenhum comentário:
Postar um comentário