domingo, 1 de abril de 2007

IPG

Realizou-se na Guarda, o II Festival de Tunas Femininas “ Ribeirinha”
Foi no passado dia 10 de Março de 2007, que a Egitúnica, Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda, realizou o “II Ribeirinha”. Com muito trabalho, esforço e dedicação por parte de todos os elementos da Egitúnica, conseguimos levar a cabo este evento que superou as nossas expectativas, tanto a nível de afluência de público, como a nível de qualidade do espectáculo em geral. Contou com a presença de tunas femininas de vários pontos do país; Instituto Politécnico de Bragança “Tôna Tuna”, Tuna da Universidade de Coimbra “Mondeguinas”, Tuna Académica da Universidade da Covilhã, “Moçoilas” e por fim, Instituto Politécnico de Castelo Branco, “Musas D’Castell”. Como tuna convidada, a ilustre Copituna D’Opiddana, Tuna Académica do Instituto Politécnico da Guarda. Tivemos o privilégio de contar também com a presença do Grupo de Fados “Capas Copos e Guitarradas”. Os prémios foram distribuídos por todas as tunas a concurso, sendo que: Melhor Passe Calles: Moçoilas; Melhor Pandeireta: Moçoilas; Melhor Porta – Estandarte: Musas D’Castell; Tuna Mais Tuna: Tôna Tuna; Melhor Solista: Musas D’Castell; Melhor Tuna: Musas D’Castell; Pretendemos desde o início realizar um festival de índole cultural e académica com o intuito de presentear, estudantes, tunos e público em geral, com músicas, trovas e poemas, demonstrando assim o nosso gosto e empenho pela música. Agradecemos o apoio do Instituto Politécnico da Guarda, dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda, da Câmara Municipal da Guarda, do Núcleo de Animação Cultural e de outras entidades e a presença do público que contribuiu para o sucesso do “II Ribeirinha”. E não se esqueçam, a Egitúnica anda por aí e continua a espalhar música e alegria, estejam atentos…

Despedimo-nos com um até “III Ribeirinha”.

Saudações Tunae
Énia Caíres

----------------------------------------------------------

ESEG premeia os melhores alunos!


A Direcção da Escola Superior de Educação da Guarda, ESEG, decidiu premiar o desempenho dos melhores alunos da Escola. Todos os alunos que obtenham entre 15 a 17 valores de média final de ano serão reembolsados pela ESEG, com 50 por cento do valor das propinas. Os discentes cuja média final de ano seja igual ou superior a 17 valores serão reembolsados no total das propinas. Esta medida entra em vigor já no presente ano lectivo, constituindo uma das acções que vincam as comemorações dos 20 anos da ESEG.
Outro dos requisitos, para que possam ser protagonistas do reconhecimento de mérito e excelência, pela ESEG, implica que os discentes em causa tenham todas as cadeiras feitas do respectivo ano e que não haja qualquer disciplina em atraso de anos anteriores. Joaquim Brigas, director da instituição, afirma que propôs esta medida com o intuito de “promover uma maior competitividade entre o seu corpo discente” , para além de “incentivar e estimular os bons alunos para um desempenho de excelência”.
Joaquim Brigas defende esta medida por considerar “a melhor forma de ter sucesso na cada vez mais competitiva sociedade actual”.
O mesmo responsável ressalva que “a OCDE não poupa nas exigências para com o ensino superior” daí a “necessidade de preparar os alunos para os enormes desafios que hão-de vir”, o que “implica, obviamente, um maior empenho do corpo docente”.

Fonte: Site da ESEG
---------------------------------------------------------

Copituna d`Oppidana vai organizar o VI Festival de Tunas na Guarda

Na Guarda decorrerá de 13 a 15 de Abril o VI Festival de Tunas, organizado pela Copituna d’Oppidana, Tuna Académica do Instituto Politécnico. O programa integra vários momentos de convívio e entretenimento, sendo o ponto alto o espectáculo que terá lugar no dia 14 de Abril, pelas 21h30, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. As tunas que vão participar no Festival, e presentes a concurso, serão a Magna Tuna Cartola de Aveiro, Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu, Tuna Universitária de Aveiro, Tuna de Engenharia do Porto e Imperial Neptuna Académica da Figueira da Foz. Extra-concurso estará presente a Desertuna – Tuna Académica da UBI. Os prémios em disputa serão: Tuna Simpatia, Tuna + Tuna, Melhor Bandeira, Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Solista, 2ª melhor Tuna e Melhor Tuna ;

Nenhum comentário: