domingo, 1 de abril de 2007

Editorial

Participação no Associativismo…

Após 32 anos de democracia em Portugal, podemos e devemos questionar o Movimento Associativo Estudantil. Se é verdade que antes do 25 de Abril de 1974, eram muitos os estudantes que se preocupavam com diversas causas estudantis, também é verdade que hoje em dia são muitos poucos os dirigentes estudantis que se preocupam com os verdadeiros problemas dos estudantes.
Porque será?
Pois a resposta poderá estar na sociedade em que vivemos hoje em dia, que transmite valores de despreocupação, de submissão, de consumismo e acima de tudo de competitividade negativa!
É preciso incentivar os estudantes e essa tarefa deve dentro das escolas ser dos dirigentes Associativos, pois por alguma coisa é que são eleitos. Procurar entender o afastamento dos estudantes do Associativismo é defender os estudantes! Pois são os estudantes que fazem o Associativismo, sem a participação deles é impossível reivindicar os nossos Direitos.
A Direcção do NEASC-ESEG
----------------------------------------------------
Artigo de Opinião
O ensino é um direito de todos!


O Direito ao ensino está consagrado na Constituição Portuguesa, mas apenas na teoria, pois na prática a realidade é bem diferente. A situação é mais grave do que se pode imaginar, pois são muitos os jovens que não podem seguir os estudos Universitários por razões financeiras.
A politica adoptada nos últimos anos por parte dos diferentes governos, foi de desastrosa para o Ensino.
Os sucessivos cortes nos Orçamentos de Estado para a Educação no geral, demonstram isso mesmo.
Costuma-se ouvir que só não estuda quem não quer! Pura MENTIRA!
Na verdade são muitos os estudantes que têm que abandonar os seus estudos e entrar no mundo do trabalho precário, pois não possuem meios financeiros para suportar as diversas despesas escolares.
E porque as suas famílias também não têm hipótese de pagar, decidem então abandonar os estudos.
Aquilo que devia ser um Direito, passa a ser uma miragem na nossa Sociedade!
Compete a todos nós lutar contra esta situação, pois da nossa luta está o Direito ao Ensino dos nossos futuros filhos! Também compete aos nossos Governantes investir na educação e nomeadamente na Acção Social, pois se queremos afirmarmo-nos como um País desenvolvido, é necessário compreender que a Educação é um pilar indispensável para o desenvolvimento em todas as áreas.
Faço aqui um apelo a todos os estudantes, lutai contra a privatização do ensino!
O ensino é um Direito, não é um Negócio!

Tiago Silva
Vice-presidente do NE

Nenhum comentário: