segunda-feira, 28 de maio de 2007

Animação Sociocultural

Seminário “Horizontes do Desenvolvimento Local”

Realizou-se no passado dia 18 de Maio, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em Santarém, um seminário sobre Desenvolvimento Local, articulando com algumas das vertentes da Animação Sociocultural. Este seminário, “Horizontes do Desenvolvimento Local”, inseriu-se num projecto de estágio curricular de Filipa Silva, Márcia Mendes e Patrícia Gomes integrado no 3º ano do 1º Ciclo da Licenciatura em Animação Cultural e Educação Comunitária, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém.
Foi destinado a profissionais da área, estudantes de Animação, dirigentes associativos e público em geral, criando um espaço de debate e uma forma de partilhar experiências, despertando o interesse pela temática do Desenvolvimento Local através da Animação Sociocultural.

As estagiárias: Filipa Silva, Márcia Mendes, Patrícia Gomes
------------------------------------------------------

Anima 2007 em Espanha

De 22 a 24 de Junho de 2007 vai realizar-se na Sierra Norte de Madrid (Espanha) o II Encontro Internacional de Animadores Socioculturais. Como resultado da parceria estabelecida entre a APDASC e a organização do encontro, o “Website oficial” do mesmo, já foi todo traduzido para Português e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-cultural (PDASC) vai participar na mesa de experiências e durante todo o Encontro.

http://www.anima2007.tk/

--------------------------------------------------------

Reflexão de um recém Licenciado!

Como jovem, como recém Licenciado em Animação Educativa e Sociocultural, como cidadão, sinto-me muito preocupado com a actual contextualização sócio-profissional. Os tempos que se avizinham, irão ser bastante difíceis, tanto pelas alterações laborais, que tendem a transformar a sociedade numa estrutura neo-liberal, decepando os valores sociais até aqui vinculados??, como pela inércia de algumas franjas da sociedade engolidas por uma manta silenciosa, que os impede de se apropriarem de uma postura critica, de forma a afirmar a sua vontade.
Como jovem, como recém Licenciado em Animação Educativa e Sociocultural, como cidadão, vivo com preocupação estes dias, nos quais sem aviso prévio se sente o cheiro da falsa mudança, nos quais se sentem o branqueamento da repreensão do antigo regime, da sua repreensão, das suas torturas. Nestes dias, sinto o cheiro daqueles que por ideais, valores e princípios jazem no Tarrafal. Nestes dias sinto o cheiro do suor e sangue antigo, da liberdade, da democracia, da tolerância e solidariedade.
Como jovem, como recém Licenciado em Animação Educativa e Sociocultural, como cidadão, sinto-me envergonhado, porque por igualdade de oportunidades, se pensa num cartaz e num anúncio de televisão, mas nunca nos milhares de Licenciados que nunca tiveram uma única oportunidade para construir, para crescer num contexto livre, democrático e solidário.
Como jovem, como recém Licenciado em Animação Educativa e Sociocultural, como cidadão, estou na luta, temos que estar todos, só assim algo se transformará!!!

Artigo retirado do Blog:
www.lamaleta.blogspot.com

Nenhum comentário: