terça-feira, 29 de maio de 2007

Animação Sociocultural

Realizou-se a II Jornadas de ASC na ESEG

Animação brilhou durante 2 dias


Os alunos do 3º ano de Animação Sociocultural (ASC) da Escola Superior de Educação (ESEG) realizaram, nos dias 2 e 3 de Maio, as II Jornadas de Animação Sociocultural, cujo tema foi, “O Papel Social da Animação”.
Nesta 2ª edição das Jornadas podemos contar com vários oradores, vários momentos de animação, várias oficinas, bem como expositores ao longo dos dois dias.
No espaço adjacente ao Auditório dos Serviços Centrais, espaço destinado às Jornadas, estiveram expositores da APDASC com vários livros relacionados com Animação Sociocultural, tivemos um espaço destinado aos brinquedos tradicionais que podem ser encontrados no Museu de Seia, uma mostra de artesanato local em colaboração com a loja “Coisas d’aqui” (Câmara Municipal da Guarda - CMG) entre outras coisas. No dia 2, a sessão de abertura estive a cargo dos alunos do 3º ano do curso de Animação, que apresentou uma peça de teatro relacionada com a Guarda, “A Ribeirinha e D. Sancho I”, esta teve um carácter cómico e divertido que teve a participação especial de dois alunos lituanos deste curso., Marius e Olia. Seguiu-se o visionamento de um vídeo realizado também pelos organizadores. Posteriormente seguiu-se a abertura oficial feita pelo Sr. Director da ESEG, Prof. Brigas, o Vice-presidente da Câmara municipal da Guarda, o presidente da Rede Iberoamericana de Animação (RIA), Victor Ventosa, o Presidente do Núcleo de Estudantes de ASC, Marco Loureiro e o Presidente da Associação Académica da Guarda, Rodrigo Gonçalves, onde cada um deles deu as boas-vindas aos presentes. No 1º painel os oradores, Marcelino Sousa Lopes, investigador da UTAD, e Victor Ventosa debruçaram-se sobre o tema “O Papel Social da Animação” bem como a origem e evolução do conceito da Animação, o moderador foi o professor coordenador Lima Garcia. Seguiu-se um pequeno debate sobre os temas apresentados.
No início da tarde tivemos uma sessão de Yoga. Seguiu-se o 2º painel cujo tema foi “Animação e Qualidade e Vida”, tivemos como moderador a professora coordenadora Rosário Santana, e como oradores Carlos Alves (Casa de Saúde Bento Menni- Guarda), Maria Emília Ferreira (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa), Nuno Cameira Serra (professor de ESEG) e Susana Monteiro (Centro De Formação e Investigação de Psicologia- Lisboa). Deu-se então início ao debate, neste já com intervenções dos alunos do curso. Seguiu-se um momento de animação protagonizado pelos alunos do 2º ano.
Para terminar esta parte da tarde realizaram-se duas das cinco oficinas que podiam ser realizadas pelos participantes destas Jornadas, foram elas, “Dinâmicas de grupo” e “Diferenças sociais e culturais”.

Perto das 9 horas da noite tivemos, no ginásio da ESEG, um espectáculo vanguardista intitulado “O Auto do Branco e os seus Machões”.
No 2º dia o painel de abertura “Animação e desenvolvimento” foi interessante na medida em que os oradores fizeram o seu relato de experiências. Foram eles Alexandre Barata (teatro da Beira Interior), Madalena Cunhal (Museu do Brinquedo -Ceia), “Minha Terra”, Paula Teixeira (teatro de Montemuro) e Teresa Oliveira/Victor Amaral (professores da ESEG/ projecto “Todos à Roda”). No intervalo tivemos outro momento de animação que esteve a cargo do 2º ano. No decorrer deste 3º painel também tivemos uma participação divertida de algumas personagens do projecto do professor Victor e professora Teresa, foi uma “conversa” divertida do “Sr. padre com uma senhora de largas ancas”. Para encerrar estas Jornadas a nível de oradores tivemos no 4º painel, moderado pela professora adjunta da ESEG Fátima Bento, o tema “Animação e Inclusão, diversidade e desafios”. Os oradores foram Fernanda Wessling / Telma Páscoa (Casa Santa Isabel), Victor Martelo (CM Moita) e João Maria André (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Para terminar no seu melhor, as Jornadas de Animação Sociocultural, contaram com a participação de Telmo Ramalho (“aqui à talento-RTP”). Podemos dizer que foi um momento apreciado por todos e que fechou em beleza a ordem de trabalhos. No final da sua actuação decorreram as restantes oficinas, “cinema e animação”, “euritmia” e “pintura em aguarela”. Como animação nocturna, tivemos o jantar de curso e a festa de encerramento no auditório da Associação Académica da Guarda com a banda “Márcio and friends” e a Festa Azul no Bar Académico “Bacalhau”, e ainda com continuação noite dentro, na Catedral Café. É de referir que nestas Jornadas não existiram “tempos mortos”, sempre que se justificava os alunos organizadores faziam pequenos números para animar o público, magia e moldagem de balões animaram a plateia. Os alunos de Animação Sociocultural estão de parabéns, mais especificamente o 3º ano, pois foram eles os principais organizadores destas II Jornadas de Animação. Um ponto que não pode ficar esquecido é a decoração, muito bonita, elegante e discreta, mas bastante adequada ao evento.
Parabéns a todos os que de uma ou outra forma ajudaram ao sucesso destas Jornadas, bem como aos professores que ajudaram a levar este projecto para a frente.




Vera Santos

Nenhum comentário: